quarta-feira, 30 de abril de 2014

Reeducação Alimentar - Dica do que funciona para mim


Olá Pessoal!

Depois que a gente emagrece o mais difícil é manter o peso, então a gente tem que continuar firme na reeducação alimentar e nas atividades físicas.

Reeducação alimentar não é dieta! Se está pensando em emagrecer com alguma dieta milagrosa tipo "Emagreça 5kg em uma semana", "Perca 10kg em um mês" você vai perder peso mas é passageiro, assim que terminar a tal dieta você vai engordar o dobro.

Para mim dieta é para pessoas com restrição alimentar, exemplificando: diabéticos têm que fazer dieta com restrição em açúcar, celíaco com restrição ao glúten, intolerantes à lactose com restrição ao leite e seus derivados. Então dieta não é para perder peso nunca!!!

Já a reeducação alimentar é para a vida toda. O próprio nome já diz, você tem que aprender a educar a sua forma de comer, sabendo que uma boa alimentação é o melhor remédio. Isso vai fazer você emagrecer e não é só isso, vai fazer você ficar mais saudável, com mais disposição, diminuir o risco de inúmeras doenças, enfim muita coisa boa.

Hoje vou falar sobre a minha reeducação alimentar, dar dicas e compartilhar o que funciona para mim e que me fez emagrecer e vem mantendo a minha saúde.

antes e depois
Antes com 80 kg


antes e depois
Depois com 63 kg


Reeducação Alimentar


Dica 1 - Comer de tudo


É isso mesmo que você leu! Para uma reeducação alimentar duradoura você não pode e nem deve restringir qualquer tipo de alimento porque se você pensar "vou parar de comer doce" você não aguenta para o resto da vida, então quando não aguentar mais você vai devorar duas caixas de bombons inteiras de uma só vez.

O segredo é comer de tudo um pouco, controlar as quantidades. Eu faço assim, durante a semana procuro ter uma alimentação bem balanceada , durante os fins de semana procuro me dar o prazer de comer delícias, pode ser uma sobremesa, pizza, pastel, porque somos filhos de Deus afinal!!!

Dica 2 - Ter sempre lanches saudáveis a disposição


Sabe aquela hora que bate aquela fome e você não tem nenhum lanche saudável por perto e você come a primeira besteira que aparece pela frente, quem nunca?!!

Como trabalho o dia inteiro fora eu levo a minha lancheira térmica para o trabalho. Normalmente coloco 3 porções de frutas, uma barra de cereais ou porção de frutas secas, iogurte desnatado, mas você pode variar ao seu gosto e necessidade, só não esquecendo que são lanches saudáveis, nada de biscoito recheado, balas, ok!!!

Dicas de reeducação alimentar lanches saudáveis a disposição
Minha lancheira térmica


Dica 3 - Comer de 3 em 3 horas


O maior erro das pessoas que tentam emagrecer é ficar por horas sem comer. Uma coisa que aprendi com a reeducação alimentar é que você tem que manter o seu metabolismo sempre ativo e evitar os picos de fome porque quando você fica muito tempo sem comer, o seu organismo entende que ele está passando por privação de comida então estoca o máximo possível de calorias e gordura para o seu funcionamento, resultando em um metabolismo mais lento.

Comendo pequeno lanches de 3 em 3 horas você mantém o seu metabolismo sempre ativo e evito os picos de fome.

Dica 4 - Fazer refeições balanceadas


Eu costumo montar o meu prato de refeição com uma porção de proteína (frango ou peixe grelhado), um carboidrato (arroz integral ou batata doce ou macarrão, etc), legumes variados e salada verde a vontade.

Dicas de reeducação alimentar refeições balanceadas
Meu almoço balanceado


Não esqueço de comer pelo menos duas porções de frutas por dia (adoro frutas!!!), dou preferência aos alimentos integrais e às gorduras boas.

Dica 5 - Beber muita água


Esta dica é a mais fácil para mim porque adoro água, bebo com prazer, levo a minha garrafinha de água para onde quer que eu vá. As pessoas no trabalho até me conhecem como a "menina da garrafinha", kkkk!!!

dicas de reeducação alimentar beba muita água
Minha companheira garrafinha de água



Porém sei que está dica é muito difícil de ser seguida por algumas pessoas que realmente não gostam de beber água. Eu sei que é difícil, mas o corpo humano adulto é formado por 60% de água, então ela é indispensável para o seu bom funcionamento. Em média devemos consumir de 2 a 3 litros por dia.

Uma coisa que eu faço e que é uma dica, principalmente para quem não gosta de tomar água, é não beber um copo de água de uma vez só, dou pequenos goles de 20 em 20 minutos. O nosso corpo aproveita mais a água se ele for hidratado um pouco em pequenos intervalos do que muito hidratado mas com um intervalo maior.


Em outro post vou contar as minhas dicas para manter a atividade física e não desistir.

Gostaram das dicas sobre a minha reeducação alimentar? Vocês seguem algumas delas? Compartilhe as suas dicas!

Beijos!!!



7 comentários:

  1. Dani adorei o seu post muito bem explicado.....hoje eu falo que aprendi a comer, antes fazia essas dietas malucas e nunca dava certo, engordava o dobro, hoje não perdi os meus 10 kg e estou mantendo, claro que as vezes sobre 1 ou 2 kg na balança mas foco na semana e elimino rsrsrs....ainda tem coisas que cortei na dieta que não comi até hoje.....rsrsrsrs
    agora sobre a água estou sofrendo....eu bebo 1,5 por dia e na marra rsrs não me acostumei ainda com tanta água ainda mais que comecei a tomar a farinha de fibra e você disse que tem que beber muita água kkkkkkkkkkk

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm,
      É isso ai, nada de dieta milagrosa o importante é reeducação alimentar que ajuda na manutenção. Uma pequena variação no peso é normal a gente compensa para tentar eliminá-los.
      Tem que beber água menina!
      Beijos!

      Excluir
  2. Passada!!! Arrasouu! Que mudança!
    E super concordo com suas dicas, tem que ser tudo saudável e sem neuras, senão não dá certo, adorei! Parabéns pra vc Dani!
    Beijooo

    ResponderExcluir
  3. Daniiiii eu fiz a receita de Tapioca de Pão de Queijo tá lá no blog ficou booooooooooooom =)

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm,
      Eu vi no seu blog, fico feliz que tenha gostado.
      Beijos!

      Excluir
  4. Comer de 3 em 3 hrs tá sendo essencial pra mim!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados para que eu possa ler cada um e responder a todos. Deixe seu comentário, ele é muito especial para mim. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...